A cada dia que passa as redes sociais vêm ganhando enorme popularidade. Levou 38 anos para o rádio alcançar 50 milhões de usuários, 13 anos para a TV chegar a esse número e 4 anos no caso da internet. O Facebook num período recente de 1 ano conseguiu 200 milhões de usuários!
Por quê as pessoas gostam tanto de redes sociais? A resposta é simples: os humanos tem o desejo natural de interagir com outros humanos. E isso é o que as redes sociais proporcionam.
Porém, assim como qualquer outro site as redes sociais tem seus perigos e vale a pena se precaver.
Se você é jovem e seus pais permitem que você faça parte duma rede social ou mesmo se é adulto responsável, veja a seguir dois aspectos que você deve dar atenção ao participar de uma rede social.
Sua Privacidade
Embora talvez nem passe em sua cabeça essa questão, não tomar algumas precauções pode ser trágico. Para ilustrar, imagine se tivesse em mãos uma grande quantidade de dinheiro. Andaria por ai com seus amigos mostrando esse dinheiro para todo mundo ver? Certamente seria uma tolice - estaria pedindo pra ser assaltado. Agora pense em seus dados pessoais como se fosse dinheiro.

Note a seguir alguns desses dados que certamente não se sentiria a vontade em divulgar para desconhecidos:
- Meu endereço
- Meu Email
- A escola onde estudo
- Os horários em que estou em casa
- Os horários em que ninguém está em casa
- Minhas fotos
- Minhas Opiniões
- Meus gostos e interesses
Por mais extrovertido(a) qua seja provavelmente concordará que há pelos menos alguns ítens dessa lista que não se deve divulgar a qualquer um. No entanto, muitas pessoas compartilham sem querer essas informações com pessoas estranhas. Como evitar cair nessa armadilha?
Primeiramente você precisa estar familiarizado com as informações de privacidade do site - e usá-las. Não deixe que o site use as configurações padrões pra você pois em geral essas informações, ou pelo menos algumas delas ficarão expostas. Por isso configure você mesmo o que deve ser compartilhado com seus amigos ou outras pessoas.
Mesmo que se comunique apenas com amigos íntimos é preciso ter cuidado. Certa jovem comentou: "Você pode ficar viciado em receber comentários dos amigos. Daí você começa a revelar mais informações a seu respeito do que devia".
Também não se esqueça de que a privacidade na internet é sempre relativa. Sites importantes fazem backups de seus bancos de dados. Conforme comentou Gwenn Schurgin O’Keeffe em seu CyberSafe (Segurança na Internet) "O que colocamos no ciberespaco nunca desaparece de verdade. Devemos encarar as informações como permanentes, porque provavelmente existe uma cópia em algum lugar; negar isso é igênuidade."
Seu Tempo
O seu tempo também pode ser comparado a uma grande quantidade de dinheiro. Logo fazer um orçamento também é necessário.
Se pensa em usar uma rede social avalie quanto tempo deseja gastar nela por dia. Depois monitore seu uso mensal. Nesse período acompanhe a quantidade de tempo que você gasta e veja se está respeitando os limites que definiu. Lembre-se: cuide de seu tempo como se fosse dinheiro e não deixe uma rede social lhe levar a falência. Afinal, existem coisas na vida que são mais iomportantes.
Objetivo Principal
Na sua opinião, qual o objetivo principal da redes socias?
A - Um négócio
B - Um Clube Social
C- Uma forma de se divertir
Qual a resposta certa? Acredite ou não, é a opção 'A'. As redes sociais é antes de qualquer coisa um negócio. Tem o objetivo de lucrar em especial por meio das propagandas contidas na rede. Para os anunciantes o valor da rede aumenta a medida que mais pessoas se cadastram nessas redes. Afinal, quanto mais tempo você ou outra pessoa gastar numa rede social mais propagandas serão vistas.
Saber disso ajuda você a perceber que uma rede social tem pouco a perder - e os anunciiantes tem muito a ganhar - se você compartilhar suas informalções com outras pessoas ou se passar tempo demais on-line.
Seja como for, se você é usuário de alguma rede social proteja suas informações e controle o tempo que gasta nela.



Nenhum comentário:
Postar um comentário